28.7.07

Sonhos


Muitas vezes costumamos achar que temos um sonho, mas na verdade não queremos aquilo que dizemos ser um sonho. Muitas vezes esse "sonho" é uma vã tentativa de corresponder aos ditames babilônicos de status.
"Sonho de consumo" é uma expressão que me faz rir.
A vida vai passando enquanto a pessoa fica sonhando.
Essa passagem do Dalai Lama me fez pensar bastante sobre a vida. O jeito o qual a sociedade encontrou para se organizar desfavorece a simplicidade da vida e a contemplação. Isso não é segredo e nem nunca foi.
Será que ninguém pensa nisso??
Dia desses encontraram nas garrafas de água mineral que os funcionários do Ministério da Saúde usam para se hidratar larvas de insetos dentro da água. As próprias fontes já estão muito contaminadas com coliformes fecais de animais.
Enquanto são só os animais ainda está tranquilo, mas quando forem coliformes de origem humana eu nem quero nem ver o resultado.
Vão cresendo os pastos, áreas de cultivo impregnadas de agrotóxicos e todo o dejeto vai parar nos lençóis freáticos. A água que bebemos já vem "aditivada".
Quando os donos do sistema perceberem que não dá para se hidratar com dinheiro, talvez eles até parem para pensar nisso, enquanto isso, vão bebendo suas garrafinhas de Perrier.

21.7.07

Moral (nem era isso)


Nietzsche escreveu sobre o livre-arbítrio. Eu não entendo muito de filosofia, embora tenha o costume de ler alguma coisa. Também não entendo muito de Nietzsche. Só sei que eu li o que ele escreveu sobre o livre-arbítrio e sua relação com a culpa, o sentimento de culpa.
Sem essa conversa de livre-arbítrio a culpa não existiria. Talvez seja difícil para algumas pessoas entender que nessa vida existem coisas que não são certas dentro dos parâmetros babilônicos o qual temos que obedecer todos os minutos da vida. Coisas que não são certas mas também não são erradas. Cheguei num ponto em que já não tenho como me sentir culpado ou pecador por certos "desvios de conduta", seja ela moral, social ou o que for. Também não acho que estou certo ou sou exemplo de qualquer coisa. Não deve ser a intenção de qualquer bipede ser exemplo de alguma coisa.
Aliás, ainda sobre a moral, é triste constatar que nesse país somos educados em escolas que teimam em ensinar aos estudantes coisas que não servem para o dia-a-dia de um cidadão. O sistema transforma a escola em uma instituição de uma educação moral. Muitas são religiosas. Mas nenhuma delas, a não ser as escolas técnicas, ensinam noções básicas de mecânica, hidráulica, noções de direito, cidadania, filosofia, informática, educação sexual, questão das drogas sem falsos moralismos, técnicas básicas de produção rural (plantio, tratamento da terra, colheita), ou idiomas desde a infância.
Mas ensinam religião, educação moral. Passam livros obrigatórios que afastam o aprendiz do costume da leitura, uma vez que ele não é estimulado a ler o que lhe interessa, mas deve ler os que caem no vestibular.
Ou seja, aquilo que deveríamos aprender em casa, e é o que acaba acontecendo, como moral, religião, somos ensinados na escola, que delega aos pais o ensino de noções de direito, mecânica, sexualidade, drogas e outras coisas que deveríamos aprender e debater na escola, com professores preparados.
Essa é uma questão muito controversa. E o asunto está apenas na superfície.
Acabei extrapolando a questão do livre-arbítrio e da culpa. Viajei. Depois eu escrevo sobre isso.

20.7.07

TAM, Pan, Gim

Agora no Brasil acontecem apenas duas coisas:TAM e Pan!De quebra tem a posse do novo senador Gim Argello, no lugar de Joaquim Roriz PMDB-DF.O sem vergonha do Roriz não conseguiu se segurar nem 6 meses no cargo mais nobre da nação. É muita podridão. Aí vem e me entra esse cara com nome de birita que não sabe nem mais onde se esconder.Não fez nem discurso de posse, só juramento. (Deve ter jurado que é inocente).Êta Brasilzão véio!Ê povão que gosta de um bandido nos cargos políticos. Mas é por aí mesmo. Cada povo tem o político que merece.

Sobre o acidente da TAM

É meio sinistro escrever algo sobre uma coisa tão escabrosa.Eu sei que no dia seguinte ao acidente a globo já havia dado o veredito: A culpa é do Governo!Como pode um sensacionalismo tão grande em cima de uma coisa tão cruel.Quando teve o acidente da GOL ano passado, dois dias antes das eleições a mesma globo que agora fica aí pagando de humanitária nem falou do bagulho, ficou só marcando em cima da foto do dinheiro da tal dossiê Alckmin ou Serra, sei lá.É só interesse mesmo. Não estão nem aí.A dor dos familiares não pode e nem deve ser explorada por interesses particulares, e é o que vem acontecendo.Tudo indica que foi uma fatalidade, e não uma irresponsabilidade coletiva, como afirmou Alexandre Garcia prematuramente.Essa turma só quer ganhar! Assim como as próprias empresas aéreas.