22.4.13

22 de abril

descobrimento do Brasil, ou

"Mais do que isso. O Brasil é o continente indicado há muito tempo. Todas as profecias falam isso. Rabindranath Tagore (filósofo indiano) dizia que “a civilização superior do amor nascerá no Brasil”. Jacques Maritain (filósofo francês) dizia que “o único lugar onde a justiça e a liberdade poderão aflorar juntas é o Brasil”. Stefan Zweig escreveu no século 19 o livro “Brasil, o País do Futuro”. Já é isso agora. (...)
O processo de “brasilificação” está em avanço absoluto. Não há dúvida. Temos as florestas, o petróleo e outras riquezas, mas a maior de todas é o povo brasileiro, com essa amálgama. (...)
Sem falar que, aqui, até judeus e árabes são sócios. São muitos os casos de conciliação que só aconteceram aqui. (... )No Brasil, por vários séculos, metade dos dias era feriado, para a casa grande descer e assistir à senzala: músicas, danças, capoeira. Aqui não havia como conter os tambores, pajelanças, o candomblé. Havia muita concessão pelo número desproporcional, milhares de negros para cada meia dúzia de portugueses. Uma ternura forçada, um conluio. A concórdia sempre foi feita pela poesia, pela música, pelo batuque.
Os brincantes agora é que têm espaço para se agigantar. São artes eternas, marcas da emoção, da paixão, originais. É verdade que as culturas vão se transformando, mas não acabam. Por exemplo: estava com Nelson Jacobina assistindo ao maracatu Estrela de Ouro, em Pernambuco. O Jacobina reparou que um trompetista fez uma levada de uma música de jazz. Foi perguntar se o músico sabia da semelhança, e ele realmente tinha usado a referência de fora. Hoje em dia, a garotada acopla novas coisas. O amor pelo Brasil é total e a certeza de que eles é que estão com a nota dominante é absoluta. Então incluem coisas novas a serviço da cultura tradicional, ao contrário do que se fazia antigamente, deformando aquilo. Isso é um fenômeno de toda a juventude brasileira, que, graças aos neurônios saltitantes, tem informação de tudo e noções de incorporação."

Trechos de entrevistas de Jorge Mautner retiradas de:

http://www.almanaquebrasil.com.br/personalidades-cultura/10413-jorge-mautner.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/jorge-mautner-o-processo-de-brasilificacao-esta-em-avanco-absolu/n1597727269812.html