26.1.08

racismo

Dia desses numa festa de família um primo galego apareceu com uma menina negra.
Foi o dia em que cairam os falsos valores de uma situação de bem-estar e harmonia sustentada num castelo de cartas.
Abdias do Nascimento dizia qua o racismo no Brasil salta aos olhos de qualquer um que lance um olhar, ainda que superficial, sobre o quadro social do Brasil.
E tinha razão.
Só não vê quem não quer.
O ensino da história da África e da cultura afro-brasileira tornou-se obrigatório nos currículos escolares.
Mas quem é apto ensinar algo que nunca aprendeu?
Concordo com a lei, mas devem haver investimentos na preparação dos professores.
Todos temos nossos preconceitos, mas racismo não dá. Ninguém tem que ser o que não é, mas o respeito ao próximo tem de existir nem que seja na base da força da lei.
E vai preso quem não cumpre. A essa altura meus parentes mais queridos deveriam estar presos por um crime que é inclusive inafiançável.
Por mim.....
Na verdade quando me defrontei com essa triste situação meu primeiro sentimento foi de repulsa. Depois veio o ódio, coisa que eu de fato nunca tinha sentido. Senti ódio!
Mas superei.
Pra mim, esse tipo de manifestação é simplesmente inaceitável, e acredito que não preciso me justificar por defender tal posição.
Refleti muito sobre isso. Passei uma ou duas noites sem dormir. Não adianta. Não vou discutir. Não vou tentar convencer essas pessoas que têm tanta coisa ruim no coração.
Me afastei.

Nenhum comentário: