28.1.08

Who feels it knows it Lord...


Só quem sente conhece...
O reggae veio para libertar.
Não, ninguém se libertará do sistema da babilônia por escutar reggae ou adotar um postura de combate frente ao mundo civilizado.
O reggae é resistência e também é libertação.
É a resistência de uma visão de mundo que não condiz com aquilo que é planejado para os cidadãos comuns. Trata-se uma visão de mundo e postura frente a ele de integralidade.
É certo que cada um vai com seu cada qual. Não há e nem haverá consenso a esse respeito. É uma questão espiritual. Tem muito mais haver com suas raízes espirituais do que com opção estética ou gosto musical.
Um descendente da injustiça, filho da escravidão, neto da dor, mesmo que escute apenas uma vez, se sentirá tocado pela música, então jamais será a mesma pessoa. Terá ela encontrado suas raízes. Saberá ela que existem outras pessoas que sentem aquele mesmo aperto no peito frente à babilônia.
Injustiças, preconceito, processos econômicos internacionais, industrialização, queimadas, pesca predatória, produções de soja e gado em escalas maiores do que o planeta aguenta. Na verdade o planeta aguenta o que precisar. Nós é que não aguentaremos mudanças tão bruscas no clima.
Fala-se muito que o equilíbrio ecológico está sendo destruido.
Sob certo ponto de vista, talvez. Mas, de maneira geral, quem está sendo dizimado do planeta são as espécies animais que conhecemos. Surgirão outras. Passarão os seres humanos e surgirão outras formas de vida que terão na contemplação sua atividade fim aqui nessa dimensão em que nos encontramos.
Além de resistência, o reggae é libertação.
Mas não é libertação do sistema (na verdade também é), é libertação do indivíduo para com ele mesmo. Descobrirá que Deus é eu, eu é Deus. Deus está em tudo. Não está distante como tanto gostariam padres e pastores.
O reggae é a libertação da escravidão mental e espiritual. Os africanos que vieram para a América passaram por um experiência a qual levam-se alguns séculos para que um pedaço do estrago seja refeito.
Zumbi foi Rei e hoje em dia é Herói e Mártir!!!

Nenhum comentário: