26.8.09

Agrônomos aumentam produtividade da maconha no Paraguai

Agrônomos aumentam produtividade da maconha no Paraguai
Publicado por Edson Fonseca
24-Ago-2009 12:00

fonte: http://jornale.com.br/content/view/21963/55/


Novas técnicas teriam aumentado a produtividade em até 250%



Assessorados por engenheiros agrônomos a serviço do tráfico, narcoagricultores da região de fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul estão melhorando a produtividade e a qualidade da maconha colhida, elevando em até 250% os ganhos com a atividade. Foi o que publicou, neste final de semana, o jornal ABC Color, do Paraguai, cujo correspondente em Pedro Juan Caballero, Cándido Figueiredo, conheceu uma das plantações e pôde acompanhar, com detalhes, as explicações sobre o novo método de colheita da erva.



A diferença entre a "maconha tradicional" e a "nova maconha" ocorre, precisamente, no momento da retirada. Ao invés de arrancar as folhas com as mãos, os narcoagricultores cortam parte do caule da planta e deixam-a secando por vários dias, até proceder à colheita definitiva.



Dessa forma, obtém-se o aumento do percentual de Tetrahidrocanabinol (THC), substância responsável pelo teor alucinógeno da droga. O novo método permitiria a colheita de uma maconha de "melhor qualidade" e a obtenção de melhores preços no momento da venda aos "distribuidores".



"Temos engenheiros agrônomos que nos orientam", admitiu "João", capataz brasileiro de uma narcoestância situada nas imediações de Capitán Bado, divisa com Coronel Sapucaia (MS), em entrevista ao ABC Color.



Segundo "João", tais engenheiros são profissionais brasileiros, tais como os financistas da produção. Questionado sobre o temor à descoberta das lavouras e à prisão dos trabalhadores envolvidos, o capataz foi franco e direto em sua resposta.



"Ninguém vai matar a galinha dos ovos de ouro. Nós trabalhamos e todas as autoridades da região se beneficiam, é como uma grande cooperativa", comparou.

Nenhum comentário: